sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Gênero Textual - Resenha

Resenha

Resenha é uma produção textual, por meio da qual o autor faz uma breve apreciação, e uma descrição a respeito de acontecimentos culturais (como uma feira de livros, por exemplo) ou de obras (cinematográficas, musicais, teatrais ou literárias), com o objetivo de apresentar o objeto (acontecimento ou obras), de forma sintetizada, apontando, guiando e convidando o leitor (ou espectador) a conhecer tal objeto na integra, ou não (resenha crítica).

Exemplo

Israel x Palestina

Nos últimos anos o conflito entre israelenses e palestinos tem se intensificado principalmente na Faixa de Gaza. Foram mortas mais de 260 pessoas e 2 mil ficaram feridas após ataques iniciados em julho de 2014. O estopim para esse aumento de violência foi após o sequestro e homicídio de três jovens judeus na Cisjordânia em um ataque que Israel atribuiu ao Hamas, grupo islâmico que controla a Faixa de Gaza, seguido da morte de um jovem palestino queimado em Jerusalém por extremistas judeus.
Esse conflito aumenta entre o século 19 e o século 20, quando uma migração em massa de judeus de vários países para a Palestina provocou uma mudança na demografia local. Na época do mandato britânico na Palestina houve confrontos entre árabes e judeus. Assim em 1947 a Organização das Nações Unidas (ONU) pôs em prática um plano de divisão do território em duas partes: uma para os judeus e outra para os árabes, foi o que causou insatisfação e gerou uma guerra civil entre os dois povos.
Em 1948 após a saída dos britânicos, países árabes vizinhos tentaram invadir o recém-criado Estado de Israel, porém os israelenses resistiram e os palestinos perderam a chance de criar seu próprio Estado, já que Israel ocupou parte do território destinado aos palestinos pela ONU. Um dos principais motivos de discordância entre judeus e árabes, era a existência de projetos nacionalistas diferentes. Os povos discordavam sobre o que fazer com uma Palestina independente: uma Palestina árabe ou uma Israel judaica? São dois projetos políticos nacionais distintos que vão disputar o mesmo território e querer criar um tipo de comunidade política em que o outro projeto não está incluído.
Os principais territórios disputados por esses grupos são a Faixa de Gaza e a Cisjordânia. Ambos se mantiveram sob ocupação estrangeira árabe até 1967, quando uma nova guerra, a Guerra dos Seis Dias, entre Israel e as nações vizinhas, resultou na ocupação israelense da Faixa de Gaza e da Cisjordânia. Assim eles passaram a assumir nessa região uma nova política de colonização com judeus, por meio de assentamentos.
Somente no ano de 2005 os israelenses decidiram retirar seus colonos e militares da Faixa de Gaza, passando a administração da região à Autoridade Nacional Palestina (ANP). Apesar disso, Israel continuou a controlar as fronteiras e o acesso marítimo a Gaza. Já na Cisjordânia, houve poucas mudanças, pois, a política de assentamentos judaicos e a ocupação militar do território continuaram. Atualmente grande parte desse território palestino tem sua administração civil e militar concentrada nas mãos de Israel.
Apesar de tudo, a Gaza passou a ser o principal cenário de conflito israelense-palestino, já que, em 2006, o Hamas, movimento fundamentalista islâmico, venceu as eleições parlamentares palestinas. Assim rompendo com o Fatah, organização política e militar palestina, tomando o controle de Gaza, enquanto seu rival político mantinha o controle sobre a Cisjordânia.

Em geral, os confrontos envolvem o lançamento de foguetes pelo Hamas a cidades de Israel e ataques de Israel a Gaza, por meio de bombardeios e ofensivas terrestres quando militares israelenses entram no território palestino. Portanto o conflito israelense-palestino se torna mais complexo a cada ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário